O planejamento estratégico é uma importante ferramenta de ganho de competitividade para qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena. Mais do que um documento com a definição de metas e objetivos, o planejamento é um exercício imprescindível para a análise de oportunidades de acordo com a realidade e o contexto de cada negócio. Ou seja, não existe uma receita pronta, tudo depende de como, quando e com que velocidade você deseja ver sua empresa crescer.
Este artigo é sobre como executar bem o planejamento estratégico com dicas de boas práticas que você pode adotar para traçar planos e projetos para o seu negócio em 2020.
Afinal, o que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é mais do que um documento. Trata-se de um conjunto de processos, contínuos e sistemáticos, que concentram a atenção, recursos e esforços da empresa em um caminho para que ela se organize e atinja um ou mais objetivos ao longo de um período pré-determinado de tempo.
É um momento de reflexão estratégica e avaliação interna de forças e fraquezas para analisar oportunidades do mercado, determinar o perfil da concorrência, elaborar planos e definir objetivos e metas.
A maioria das empresas elabora o planejamento de acordo com o ano contábil ou fiscal que, no caso do Brasil, vai de janeiro a dezembro de um mesmo ano. Isso porque, é durante esse período que é elaborado o orçamento anual das empresas.
Mas, novamente: Não existe um modelo de planejamento estratégico. Tudo depende da análise de fatores como porte da empresa; estágio de vida; momento político do país; dinâmica do setor em que atua; faturamento; medidas de desempenho; entre outros
Importante destacar ainda que o planejamento deve ser realizado com antecedência. Se o ano contábil começa em janeiro, por exemplo, em setembro do ano anterior líderes e gestores já podem começar a se movimentar para definição das metas e objetivos do ano seguinte.
Quanto à frequência, é necessário avaliar periodicamente a eficiência dos planos traçados. Caso não apresentem bons resultados, talvez signifique que é hora de rever o planejamento.
Quais as vantagens de realizar um planejamento estratégico?
Entre as principais vantagens de elaborar um planejamento estratégico para sua empresa, podemos citar:
– Permite a alocação transparente dos recursos financeiros, materiais e humanos da empresa para ações previamente analisadas, discutidas e definidas;
– Promove o comprometimento dos funcionários com ações, metas e objetivos dos quais eles participaram na fase de levantamento de dados, geração de ideias e finalização;
– Gera um conhecimento mais profundo dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades oferecidas pelo mercado no qual ela atua;
– Contribui para o estabelecimento de indicadores de desempenho voltados para metas e objetivos mais claros, precisos e sólidos;
– Possibilita a correção de decisões, mediante a existência de objetivos bem definidos e de indicadores de desempenho;
Inicia ou dá continuidade a uma cultura empresarial voltada para o próprio planejamento, tornando os funcionários mais motivados e o ambiente de trabalho mais profissional.
Como fazer um planejamento estratégico para a minha empresa?
Existem diversas metodologias e a escolha de quais adotar depende do perfil da sua empresa. No entanto, há algumas etapas do planejamento estratégico que são comuns a todas elas.
A seguir, confira um passo a passo para realizar um planejamento estratégico:
1 – Diagnóstico
Nessa fase, líderes e gestores devem se unir aos colaboradores da empresa para realizar uma análise do ambiente organizacional e as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta e/ou oferece. Essa metodologia é conhecida como análise SWOT, sigla em inglês que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Avaliem, entre outros aspectos, a estrutura organizacional; as práticas funcionais; os fluxos de informações; a gestão financeira e o controle da gestão, separando-os entre pontos fracos e fortes.
Neste momento, também é importante levar em conta o ambiente externo da empresa, como o cenário econômico do país; recursos tecnológicos disponíveis; a relação com fornecedores e clientes; e os principais competidores.
Todas as informações devem ser tratadas com muita transparência, de modo que todos os envolvidos no processo de levantamento, possam esclarecer suas dúvidas e expor suas opiniões sobre o que efetivamente funciona ou não para a empresa.
2 – Filosofia e diretrizes estratégicas
Se sua empresa ainda não definiu visão, missão e valores, chegou a hora de fazê-lo. Estas são estratégias de longo prazo que determinam os objetivos da empresa e como ela se posiciona no mercado em relação aos produtos e serviços que oferece.
Um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração do progresso das empresas rumo às suas metas de longo prazo.
3 – Definição de metas e indicadores
Metas são a tradução dos objetivos em quantidades, prazos, disponibilidade, ou qualquer outra coisa que seja concretamente mensurável. Por exemplo, se sua empresa tem como objetivo aumentar o faturamento, é necessário estabelecer como meta o quanto e quando ela quer que o faturamento aumente.
Já indicadores determinam o que concretamente precisa ser medido para que se possa acompanhar o cumprimento ou não, das metas. Entre os principais indicadores de desempenho utilizados, podemos citar lucratividade, valor do ticket médio, nível de serviço de entregas e taxa de sucesso de vendas.
4 – Projetos e processos
Agora, chegou o momento de definir os planos de ação que tornarão viáveis as conquistas dos objetivos estratégicos. Para cada novo projeto ou processo necessário, determine prazos para implementação, a prioridade com que serão executados e quais colaboradores ou equipes serão responsáveis por realizá-los.
5 – Controle e gestão
Como o planejamento estratégico é um processo contínuo e cíclico, é preciso avaliar periodicamente os resultados da estratégia adotada para entender o que deve ou não ser otimizado.
Nesta fase, os indicadores de desempenho são importantes aliados de líderes e gestores, pois permitem a mensuração concreta dos resultados. Se alguns pontos não forem positivos, lembre-se: chegou a hora de revisar os objetivos estratégicos, as metas e os planos de ação para manter a competitividade no mercado.
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