Os benefícios potenciais dessas tecnologias emergentes para profissionais de compliance são notáveis. Por exemplo, um sistema orientado a IA pode prever problemas antes que eles realmente se tornem problemas. Esse sistema é capaz de monitorar todo o ciclo de vida de uma conta, com a capacidade de capturar mais de mil indicadores-chave de risco. Quando uma transação ultrapassa o limite de risco aceitável, conforme determinado pelo sistema, a equipe de compliance é obrigada a investigar, reduzindo assim os falsos positivos e concentrando a atenção em problemas reais. Graças ao aprendizado de máquina, o número de um sistema pode capturar está aumentando continuamente e definindo a estrutura de apetite ao risco.
No entanto, o elemento mais importante desse sucesso de um sistema é o toque humano. Para transformar as ideias obtidas do sistema em oportunidades operacionais, profissionais de compliance experientes são necessários para interpretar os dados e tomar medidas. E, quando complementados pela IA, os responsáveis pelo compliance podem tomar decisões importantes usando informações em tempo real. Os benefícios da implementação desse tipo de inteligência no departamento de compliance podem chegar a toda a empresa, inclusive em marketing e atendimento ao cliente, traduzindo-se em uma experiência aprimorada para o cliente.